segunda-feira, 28 de março de 2011

Palestra Reciclando O olhar

Palestra Reciclando O olhar
(Com Sérgio Cezar)

Fotos: Danielle Spada


Sérgio Cezar chamado de “Arquiteto de papelão” foi catador de lixo, e hoje trabalha com reciclagem, o arquiteto viaja para diversos países divulgando seu trabalho.
O documentário O gigante de papelão, no qual é protagonista apresenta depoimentos de pessoas de sua oficina de reciclagem, fala de seus sonhos, de sua infância e os diversos lugares por onde viajou decorrentes de seus trabalhos.
O “papo palestra” carinhosamente assim chamado por ele, teve participação de professores e alunos, com suas ajudas criaram uma estampa, feita na blusa de uma aluna utilizando materiais como a tinta, um rolo de espuma e barbante, apresentou bolsas feitas de papelão com detalhes que formavam casas, tudo reciclado. Fez a abertura da novela Duas Caras, da Rede Globo, inspirou-se nas pessoas da comunidade Rio das Pedras e seus estilos de vida.
Sofreu e teve que quebrar seu próprio preconceito em ser catador de lixo, aprendeu com o pai, mesmo não notando, sobre o conceito de reciclagem e sustentabilidade. A grande maioria dos lixos é reciclável. “Sustentabilidade deveria ser tão comum quanto respirar” disse Sérgio Cezar.
Com o sonho de ter uma fundação para ajudar as pessoas, dá oportunidades para jovens dependentes químicos em sua oficina. Tem como sonho também, montar o museu do papelão com o lixo da cidade do Rio de Janeiro representando a própria cidade. ”Quem tem só um sonho ou não tem nem um, é louco. Tenha, mas de um sonho, pois somos movidos através deles” disse.
Com um olhar Diferente, interessante, divertido e consciente, quebra paradigmas, mostra e da à dimensão de como e feito seu trabalho. Não e só ser artista e ser reconhecido como tal, mas sim ter compromisso como cidadão em conservar o meio ambiente, o meio onde vivemos.

Bárbara, Sérgio Cezar e eu

terça-feira, 15 de março de 2011

Poema



Esse poema foi inspirado na aula da Dani Spada, uma aula bastante diferente,
que envolveu diversos sentimentos que me fizeram recorda de minha infância. Voltei por um instante a ser Crianças !!